10 de maio de 2011

Minha Moda

Durante um trismestre os alunos da E.M. Dalva Dati Ruivo se envolveram no Projeto : Minha Moda (Fase I) . Projeto este que tinha como objetivo:

* Compreender e saber identificar a moda como fato histórico contextualizado nos diversos períodos.
* Conhecer e respeitar e evolução da moda com suas caracteristicas e personagens.
* Produzir um livro ilustrado com a história evolutiva da moda ocidental


Contéudo:

* História da Moda Ocidental
* Técnicas de desenho
* Análise de imagens
* Tecnicas de customização( tingimento, costura, bordado, aplicação, pintura)


Metodologia:

Iniciei apresentando o projeto para as turmas envolvidas (7º e 8º séries) e conversando com eles sobre o que entendiam de moda e o que esperavam do projeto. Dando continuidade realizei uma leitura de um texto informativo sobre moda e abri para debate.Então demos inicio a produção do livro de História da Moda.
Pré História: Passei o texto e o expliquei e cada aluno copiou no caderno e desenhou ao lado um homem ou uma mulher com as roupas caracteristicas da época. ( Desenho de memória).
Egito, Roma e Grécia: Depois do texto copiado e explicado os alunos utilizaram livros como fonte de pesquisa para o desenho da vestimenta de cada época (Desenho de observação)
Idade Média e Idade Moderna: Assistimos trechos dos filmes Hobbin Hood e Maria Antonieta na volta para sala de aula conversamos sobre as roupas, os alunos copiaram o texto e o ilustraram com desenhos criados por eles, baseados no periodo histórico.
1900 Cada alunos pesquisou em sua casa assitindo a Novela  "Sinhá Moça" Rede Globo 
1910: Cada aluno copiou o texto fez uma leitura individual e o ilustrou. ( Desenho de criação)
1920, 1930, 1940 Passei o texto para todos os alunos e em duplas fomos ao laboratório de informática onde realizaram uma pesquisa de imagens em sites de moda e história da moda. (Desenho de observação)
1950 e 1960 Após o texto lido e explica cada alunos levou uma entrevsita para serem feita com avós de Tias que viveram neste período
1970 e 1980 A pesquisa agora foi feita com mães e irmão. Finalizando as entrevistas os alunos trouxeram para escola fotos de seus familiares com as roupas que usavam na época. (desenho de observação)
1990 e 2000  Cada aluno copiou o texto fez uma leitura individual e o ilustrou. ( Desenho de criação)


Com todos os desenhos produzido eles fizeram as capas, algumas com encadernação, outras com espiral. Cada aluno pôde decidir como faria sua capa e que nome daria à seu livro. Claro que deveriam ser ralacionados ao tema estudado.
Dpois de tudo finalizados organizamos um momento para que os livros fossem apresentados à comunidade escolar e passassem a fazer parte do acervo da biblioteca escolar.

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