10 de maio de 2011

Arte Indígena

 Disciplina: Arte: Cerâmica e pintura indigena.
                 História: Primeiros habitantes do Brasil seus hábitos e custumes.
                 Matematica Formas geométricas  e uso de instrumentos.

Objetivos:  Valorização da cultura indigena
                   Pesquisar e conhecer a pintura indigena e suas tecnicas.
                  Criar  desenhos com linhas e formas geométricas
                  Montar uma exposição para o dia do indio

 Na aula de Historia pedi ao alunos que pesquisassem imagens e textos sobre os Indíos Brasileiros. Preparei algum máteial para o dia marcado. Nesta dia lemos um texto sobre a cultura indígena onde foi possivel conversar e elencar tópicos com as caracteristicas deste povo. Finalizandomontamos um painel coletivo com imagens, cujo título escolhido pelos alunos foi  "Quem são os índios".
Na aula de matematica fizemos o reconhecimento das principais formas geométricas através de uma dinâmica para encontra-las no ambiente escolar. Logo que as formas foram desenhadas uma a uma na lousa entreguei aos alunos um texto informátivo sobre a Pintura Indígena: Abstrata e Geométrica.
Juntos com a explicação entreguei aos alunos livros com imagens de pinturas indigenas: Corporais e no artezanato. Após apreciação e reflexão sobre as formas encontradas, individualmente cada aluno criou uma imagem inspirada nas pinturas observadas. Levando em consideração as cores das tintas usadas pelos indigenas. Nesta aula o professor deve fazer referencias ao uso correto dos instrumentos de geometria: régua, compaço, esquadros,etc. E antes da produção final é recomendável que os alunos façam estudos para a confecção correta das formas geométricas.
Na aula de arte cada aulo estava com uma bolinha de argila em mãos para modelar potes inspirados nas imagens vistas nas aulas de história. Mostrei o passo a passo da técnica. Esse é um trabalho demorado pois dependemos que a argila seque para poder pintar. As pinturas também foram feitas com formas geometricas.
Enquanto esperavamos que a argila secasse pedi aos alunos que produzissem em grupos "Indios" de papel para que neles pudessem criar Pinturas Corporais. Nesta etapa o uso de instrumentos geométricos será impressindivel, bem como a interferencia do professor quanto ao envolvimento do grupo.        
 
Avaliação: Deve ser feita durante todo processo através da observação na participação, nas interpretações textuais, nas imagens produzidas bem como o desempenho no uso dos instrumentos geométricos. Muito importante a interação com o grupo já que é um trabalho de apresentação coletiva.      

2 comentários:

  1. Olá Luana!
    Agradecemos por seu comentário no nosso blog e também ficamos contente em saber uso o seu uso das tecnologias em parceria com a Arte! Você é um dos referenciais quando se trata de ensinar através da Arte!
    Abraços
    Adriana Braga

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog e as atividades postadas parabéns !
    Abraços Isabela

    ResponderExcluir