30 de setembro de 2009

Lendas/Lingua Portuguêsa







ALÉM DAS LENDAS









Objetivos:

  • Identificar os elementos da narrativa e as características do gênero
  • Apropriar-se do sistema de escrita e produzir textos de autoria de acordo com as características do gênero
  • Revisar o texto e observar as funções lingüísticas e textuais necessárias para a re-escrita
  • Entrar em contato com a cultura indígena

Conteúdos

  • Leitura e interpretação
  • Estrutura textual do gênero narrativo
  • Elementos que compõe o gênero: Lenda
  • Revisão textual
  • Produção de fichamento
  • Produção Textual
  • Ilustração de texto

Metodologia

1° Oficina

Sensibilização feita com uma imagem de uma lenda indígena( Imagem do pintor Walde-mar).

Leitura da lenda “ A conquista do dia” Explicação sobre o que são Lendas.

2º Oficina

Produção inicial individual ( Texto narrativo – Lenda).

3º Oficina

Leitura: Os mitos e as Lendas ( texto informativo).

Confecção de tabela com os elementos básicos da narrativa/lenda ( Personagens, cenário, problema, clímax, desfecho).

4º Oficina

Leitura e interpretação “Jurupary criou a chuva”.

Preenchimento da tabela.

Ilustração do texto/ Pintura indígena geométrica e abstrata


5º Oficina

Leitura e interpretação “ Lenda do Milho”.

Preenchimento da tabela.

Transcrição da historia em quadrinho para texto narrativo (foco discurso direto).

Ilustração do texto

6º Oficina

Leitura e interpretação “Lenda do guaraná”.

Preenchimento da tabela.

Produção de historia em quadrinho a partir de texto narrativo.

7º Oficina

Produção de Texto em grupo (Lenda)

8º Oficina

Revisão de texto no coletivo ( Foco na estrutura textual da narrativa)

9º Oficina

Leitura e interpretação “ Lenda da Vitória Regia”

Preenchimento da tabela

Transcrição do texto narrativo para o texto teatral ( Foco características dos personagens).


10º Oficina

Confecção dos fantoches e ensaio do teatro

11º Oficina

Leitura e interpretação “ Como surgiram os animais”

Preenchimento da tabela

Ilustração do texto

12º Oficina

Produção de texto em dupla ( Lenda)

13º Oficina

Revisão de texto feita pela dupla vizinha ( Foco elementos básicos da narrativa/Lenda)

14º Oficina

Leitura e interpretação “ Lendas das Cataratas do Iguaçu”

Preenchimento da Tabela

Ilustração do texto




15º Oficina

Reescrita de texto individual (Tendo como suporte a tabela)

16ºOficina

Produção de texto individual ( Lenda)

17º Oficina

Revisão de texto individual ( Com roteiro de auto avaliação de texto narrativo)

Ilustração do texto(Guache)



18º Oficina

Digitação das Lendas no laboratório de informática


Sarau com apresentação do teatro de fantoches e publicação do livro de Lendas.

3 comentários:

  1. poxa vida poderia ser mas facil ne q droga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. ta mesmo lindo ne aline

    ResponderExcluir