ALÉM DAS LENDAS
Objetivos:
- Identificar os elementos da narrativa e as características do gênero
- Apropriar-se do sistema de escrita e produzir textos de autoria de acordo com as características do gênero
- Revisar o texto e observar as funções lingüísticas e textuais necessárias para a re-escrita
- Entrar em contato com a cultura indígena
Conteúdos
- Leitura e interpretação
- Estrutura textual do gênero narrativo
- Elementos que compõe o gênero: Lenda
- Revisão textual
- Produção de fichamento
- Produção Textual
- Ilustração de texto
Metodologia
1° Oficina
Sensibilização feita com uma imagem de uma lenda indígena( Imagem do pintor Walde-mar).
Leitura da lenda “ A conquista do dia” Explicação sobre o que são Lendas.
2º Oficina
Produção inicial individual ( Texto narrativo – Lenda).
3º Oficina
Leitura: Os mitos e as Lendas ( texto informativo).
Confecção de tabela com os elementos básicos da narrativa/lenda ( Personagens, cenário, problema, clímax, desfecho).
4º Oficina
Leitura e interpretação “Jurupary criou a chuva”.
Preenchimento da tabela.
Ilustração do texto/ Pintura indígena geométrica e abstrata
5º Oficina
Leitura e interpretação “ Lenda do Milho”.
Preenchimento da tabela.
Transcrição da historia em quadrinho para texto narrativo (foco discurso direto).
Ilustração do texto
6º Oficina
Leitura e interpretação “Lenda do guaraná”.
Preenchimento da tabela.
Produção de historia em quadrinho a partir de texto narrativo.
7º Oficina
Produção de Texto em grupo (Lenda)
8º Oficina
Revisão de texto no coletivo ( Foco na estrutura textual da narrativa)9º Oficina
Leitura e interpretação “ Lenda da Vitória Regia”
Preenchimento da tabela
Transcrição do texto narrativo para o texto teatral ( Foco características dos personagens).
10º Oficina
Confecção dos fantoches e ensaio do teatro
11º Oficina
Leitura e interpretação “ Como surgiram os animais”
Preenchimento da tabela
Ilustração do texto
12º Oficina
Produção de texto em dupla ( Lenda)
13º Oficina
Revisão de texto feita pela dupla vizinha ( Foco elementos básicos da narrativa/Lenda)
14º Oficina
Leitura e interpretação “ Lendas das Cataratas do Iguaçu”
Preenchimento da Tabela
Ilustração do texto
15º Oficina
Reescrita de texto individual (Tendo como suporte a tabela)
16ºOficina
Produção de texto individual ( Lenda)
17º Oficina
Revisão de texto individual ( Com roteiro de auto avaliação de texto narrativo)
Ilustração do texto(Guache)
18º Oficina
Digitação das Lendas no laboratório de informática
Sarau com apresentação do teatro de fantoches e publicação do livro de Lendas.
poxa vida poderia ser mas facil ne q droga
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluirta mesmo lindo ne aline
ResponderExcluir