2 de agosto de 2009

Contos Modificados/ Lingua Portuguesa

PROJETO: INFOcontos – Da tradição oral as novas tecnologias

JUSTIFICATIVA

O ensino da Língua Portuguesa juntamente com as expressões artísticas, na formação da criança, possuem uma importância irrevogável. Principalmente quando ligadas a outras áreas do conhecimento e atividades, aprimorando assim o senso crítico, estético e a capacidade de entendimento das informações e conhecimentos que estão ao seu redor com maior sensibilidade e criatividade. Unir essa essencial linguagem as técnicas e também linguagem da informática, nos dias atuais, vem complementar e atualizar o aprendizado dos alunos de forma inovadora e preocupada com o desenvolvimento tecnologico das mais variadas maneiras de expressões.

O sistema de ensino da escola onde leciono é apostilado, os alunos já sabiam que iriam aprender os contos de encantamento. Contudo, a novidade veio quando apresentei o projeto e propus a realização de um livro de histórias e uma fotonovela modificadas que seria estruturado e produzido com o auxílio do laboratório de informática.E que nos tornariamos Contadores de Historias. Juntamente com os alunos organizei um plano de ação, listando os materiais necessários, planejando as sequências didáticas (que chamamos de oficinas) e também agendando os dias para usarmos o laboratório de informática. Na sala que ministro aulas, os alunos apresentaram um bom repertório de histórias, porém suas produções de textos tinham muitos erros de estruturação, paragrafação, uso do discurso direto além de falhas na organização textual. E a escolha deste projeto foi justamente pensado na importancia de ler, contar e ouvir histórias, aproveitando as tecnologias da informação.

OBJETIVOS

· Incentivar aos alunos a leitura identificando os elementos narrativos e as características dos gêneros dos Contos de Encantamentos ;

· Aprimorar o sistema de escrita e linguagem, produzindo textos partindo das modificações de alguns elementos;

· Planejar produzir, adaptar e revisar textos ;

· Utilizar as TICs como ferramentas no processo de ensino/aprendizagem, tanto no aperfeiçoamento do sistema de escrita quanto na produção artística.

· Fomentar o gosto pela leitura através da contação de historias.

· Contar historias, identificando e aprimorando os elementos verbais e não-verbais.

METODOLOGIA

O projeto foi apresentado para todos os professores da escola, a fim de interá-los sobre o assunto e que se preparassem para receber os alunos do 4º ano, que iriam contar histórias em todas as salas de aula. Cada educador escolheu o melhor dia para que houvesse a contação de historias em sua sala. Fora feita uma planilha para que os alunos do 4º anos pudessem se planejar.O projeto foi apresentado também para os pais que foram convidados a participar. Então a cada semana um familiar ia ate a escola contar uma historia para as crianças da sala.

OFICINA 1

Trouxe para apreciação da turma uma imagem “Terra do Encantamento”, questionando o que os alunos sabiam sobre o tema, dirigindo o olhar com perguntas no coletivo, como por exemplo :

- Vocês conhecem esses personagens?

- De quais histórias fazem parte?

- Poderiam contar alguma dessas histórias?

Cada aluno foi à lousa e escreveu o título de um conto de encantamento que conheciam, e em seguida propus que contassem o conto escolhido que pudéssemos gravar a contação.

OFICINA 2

Formei uma roda de leitura e entreguei diversos livros de contos maravilhosos, para que fosse promovido uma análise das características principais deste tipo de narrativa.

Após o rodízio de livros, fiz algumas perguntas como por exemplo:

- Onde aconteceram as histórias?
- Como começam e como terminam a maioria dos contos de fadas?

- E os personagens, quais são suas características?

Ainda no coletivo criamos uma tabela comparativa para ficharmos as histórias lidas de forma individual ou compartilhada. A comparação era feita com relação a Cenário, Personagens (bem/mal), Conflito, Clímax e Desfecho. A partir desse momento, todos os alunos passaram a levar contos de encantamento para ler em casa e preencher a tabela. Uma vez por semana era feito a troca de livros e também a leitura por um dos aluno. Nestas ocasiões, aproveitava também para apresentar a sala técnicas de respiração e entonação, bem como o uso da pontuação e sua importância para o sentido e entendimento de um texto.

OFICINA 3

Fiz a leitura da historia da “Chapeuzinho Vermelho” e para isso usei alguns objetos, tornando a leitura bem dramatizada.

Reunidos em grupos os alunos escolheram um conto maravilhoso para apresentá-lo nas demais salas da escola. Após leitura e análise da história os alunos discutiram a melhor forma para a apresentação e alguns grupos confeccionaram fantoches e outros máscaras e fantasias..

No dia combinado realizamos o dia dos Contadores de História, que fora apresentado em outras salas.

OFICINA 4

Li a história da Branca de Neve, logo em seguida entreguei uma cópia para cada aluno fazer uma nova leitura, sempre incentivando o ato de ler. A partir daí dei início a uma conversa sobre os arquétipos (bem/mal) e pedi que os alunos identificassem suas características. Em duplas criaram um personagem do bem e um do mal e o apresentaram para a turma com suas características e imagens bem distintas e marcantes.

OFICINA 5

Informei aos alunos que começaríamos a usar a sala de informática. Nesta primeira visita apresentei o computador bem como seus principais comandos. Propus então que tentassem reproduzir alguma a imagem de um conto de encantamento, mas agora usando o programa Paint, para isso entreguei a cada dupla uma cópia da página do programa e expliquei os comandos.

OFICINA 6

Disponibilizei para cada grupo de alunos um CDde Áudio com leituras de contos de encantamento. Após ouvirem o CD, abri uma roda de conversa onde enumeramos situações que aparecem freqüentemente neste tipo de conto como: o herói - que passa por provas - o mal ou vilão - que sempre é vencido e punido – os elementos mágicos e etc. Sugeri que em grupos produzissem um conto de encantamento em que todas as informações identificadas destes, estivesse presente.

OFICINA 7

Novamente na sala de informática entreguei os textos produzidos pelos alunos na oficina passada e pedi que realizassem a leitura, pois faríamos uma revisão quanto à ortografia e pontuação.

Entreguei uma cópia da página do programa Word e novamente expliquei os comandos. Realizamos a revisão no coletivo e logo em seguida cada grupo com seu texto.

OFICINA 8

Haviam se formado quatro grupos, que se fundiram em apenas dois, levando em consideração as semelhanças entre as histórias. Em dois grandes grupos os alunos misturaram as histórias e organizaram uma forma para apresentá-las para as demais salas. Combinamos que na próxima oficina cada grupo traria fantasias e adereços.

OFICINA 9

Como fora combinado, os alunos trouxeram inúmeras coisas que serviram para criar os cenários e figurinos. As duas histórias tiveram que ser transcritas na forma de um texto teatral, e para situar os alunos neste estilo textual disponibilizei livros do gênero.

Os grupos fizeram ensaios e as apresentações aconteceram na sala de aula com a presença das demais salas.

OFICINA10

Assistimos ao filme ”Deu a louca na chapeuzinho”. Como atividade para casa, pedi um relatório sobre o filme.

OFICINA 11

Iniciei a aula com a leitura compartilhada do poema “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque. Entreguei a cada aluno uma cópia do poema e junto com o relatório do filme e a história da chapeuzinho vermelho, que os alunos já conheciam, em dupla analisaram as três versões. Finalizei na lousa com uma tabela de semelhanças e diferenças.

OFICINA 12

Combinei com os alunos que a partir de agora iríamos iniciar a produção das histórias que fariam parte do livro de contos modificados.

Li o texto: ”A verdadeira História dos Três Porquinhos” e o Fantástico Mistério de Feiurinha.

Abri a roda da conversa com o tema: A modernização e modificação dos Contos de Fada. Sugeri que transformassem algum conto de fadas conhecido em uma história modificada quanto ao tempo, ponto de vista e continuação. Propus iniciarmos com as produções individuais, de modificação de contos de encantamento, sendo cada aluno autor de três releituras.

OFICINA 13

Com todos os contos prontos, novamente os alunos digitaram e revisaram seus textos usando o editor de texto do Word. Apresentei o comando “sinomimos” o que ajudou na revisão quanto ao uso de palavras repetidas e marcas da oralidade. Depois de finalizados, os contos foram lidos para turma que escolheram qual seria transformado numa rádio novela a ser apresentado em outras salas da escola.

OFICINA 14

Providenciei uma cópia do texto escolhido para todos os alunos e fiz uma breve explanação sobre o que seria uma a rádio novela, sua época histórica e suas características. Levei para a sala de aula um vídeo de uma rádio novela da década de 30 para o melhor conhecimento da turma. Realizei, com a ajuda da sala, uma seleção entre os alunos para os personagens e a equipe técnica, que auxiliaria toda a produção da rádio novela. Elaboremos também uma lista de tudo que iríamos precisar para conseguirmos alguns sons de cada cena da história.

OFICINA 15

Iniciamos os ensaios e gravações da rádio novela que foram realizadas no almoxarifado, lugar com melhor acústica.

Depois de gravado o cd de áudio, foi feito um rodízio pelas classes da escola e depois, emprestado para as crianças levarem para casa e ouvirem junto com a família.

O resultado foi ótimo.

OFICINA 16

Terminada a etapa das gravações e apresentações da rádio novela, iniciamos a produção de uma nova atividade baseada no mesmo texto escolhido pela sala : Foto Novela.

Encaminhei os alunos para o laboratório de informática onde puderam visualizar todas as fotos feitas durante a oficina passada. Apresentei o programa Power Point e propus que montassem em grupos os slides da foto novela. Deveriam escolher as fotos e inserir um texto correspondente ao que ocorrida na imagem (legendas), acordo com a seqüência lógica da historia. Toda essa atividade era fora feita com o auxílio de uma cópia da página do programa com indicações sobre o uso dos comandos.

OFICINA 17

Disponibilizei uma apresentação do trabalho aos alunos, que puderam observar os pontos falhos e, dessa forma, executar melhorias. E então no coletivo montamos a versão definitiva dos slides da foto novela e gravamos num DVD

OFICINA 18

Como capa para o livro, apresentei para turma um cartaz com a imagem “O sonho” de Pablo Picasso e expliquei o estilo do quadro, para que entendessem o cubista. Propus que escolhessem um dos personagem dos contos de encantamento, e usando as características cubistas, ilustrassem assim a capa do livro de foto novela : MIX DE CONTOS.

O livro de contos modificados, o CD de áudio com a rádio novela e a foto novela garvada em um DVD foram entregues para a biblioteca da escola e o projeto foi encerrado.

AVALIAÇÃO E RESULTADOS

Durante todo projeto os alunos realizaram leituras individuais de contos de encantamento, através do clube da leitura, que consiste em empréstimos de livros no período de uma semama, onde semanalmente (na entrega dos livros) há uma roda de conversa sobre as leituras. Ainda na leitura, há o compartilhamento feito entre outras matérias

E foi através da análise textual e da tabela comparativa que os alunos puderam identificar os elementos característicos dos contos maravilhosos e apropriar-se do genêro, produzindo releituras de contos, modificando alguns elementos, criando assim textos de autoria ora em grupo ora individualmente.

Propus produções iniciais de forma individual, para que desta forma, pudesse perceber o avanço dos alunos quanto sua produção textual e o uso correto da estrutura e da sequência dos fatos. Usei também as gravações de contação das histórias a fim de avaliar o progresso quanto a oralidade por parte dos alunos, e por fim, fora feita uma auto-avaliação dos alunos , quanto ao seu próprio desempenho, do grupo e de seus colegas.

De forma autônoma, conseguiram revisar e editar textos e fotos utilizando uma tabela explicativa com os principais comandos dos programas Word e Power Point. Todos aprimoram de forma significativa a produção de textos, o repertório de palavras e sua linguagem oral através da contação de histórias que se inciou através de leituras, passou pelo teatro, rádio novela e finalizamos com uma foto novela apresentada em slide.

No termino do projeto a turma se mostrou muito mais indepentende e auto critica o que nos possibilitou partirmos para outras leituras mais elaboradas que melhorará ainda mais a linguagem deles e as mais diversa formas de expressá-las. Através da contação de histórias fomentou-se o gosto pela leitura dos alunos de toda escola, e o trabalho de revisão, edição de textos e produção de uma foto novela também acabou sendo fixado nos projetos do calendário escolar dos 4º anos.

A direção da escola colaborou com suporte pedagógico, sedendo a escola para as fotos, convocando os pais à participar do projeto, promoveu o evento de finalização com apresentação da foto novela e a distribuição de mídias com a gravação das histórias.

“A única maneira de impedir os homens de serem absurdos e maus é esclarecê-los






2 comentários:

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  2. Seu trabalho foi muito bom, é boa uma maneira para ensinar.....

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