16 de julho de 2009

EXPO-ECO Arte Ambiental através da Tridimensionalidade


Objetivos
· Explorar, identificar e utilizar recursos para produções tridimensionais
· Utilizar imagens tridimensionais para se expressar
· Entrar em contato com diferentes obras da mesma modalidade em períodos distintos da história
· Conhecer as características e relações entre a arte realista e abstrata
· Produzir Formas tridimensionais com um tema para uma exposição
Desenvolvimento

Iniciei com roda de conversa nas salas para apresentar o projeto e compartilhar o produto final. Neste primeiro contato pedi que os alunos respondessem um questionário com perguntas sobre os conteúdos que iríamos trabalhar a partir daquele momento.
Organizamos juntos um plano de ação, listamos os materiais que seriam usados e planejamos as oficinas do projeto.
Primeira oficina: Reconhecendo o tridimensionalObjetivo: Reconhecer as características de formas tridimensionais e ampliar o repertório do grupo.
Levei para sala de aula pôsteres e esculturas todos os alunos manusearam as peças fazendo comentários e perguntas. Logo em seguida pedi que a sala no coletivo separasse e classificasse todas as obras. A partir dessa classificação montamos uma tabela com as diferenças e semelhanças entre o espaço bidimensional e tridimensional.
Segunda oficina: Primeira produção individual – Objetivo: Avaliar a produção através desta linguagem e saber os pontos que precisam ser mais trabalhados.
A proposta para primeira produção foi a confecção de uma imagem tridimensional. O material utilizado pelo grupo foi o jornal e como aglutinante fita crepe, grampos.
Terceira oficina: Descobrindo a modelagem - Objetivo: Conhecer e explorar a técnica da modelagem. Ampliar repertório do grupo.
A produção foi em grupo e com um tema proposto: Animais marinhos. As esculturas foram feitas na areia da praia próxima a escola. O que possibilitou uma conversa inicial sobre o que podemos considerar arte.
Quarta oficina: Modelando – Objetivo: Produzir imagens com argila e montar um instalação.
Antes que os alunos começassem a mexer com a argila fomos até a sala de informática e realizamos uma pesquisa sobre a historia da modelagem e suas técnicas. Munidos de teoria o coletivo decidiu o que seria modelado e como integrar cada uma das produções sem fugir do tema proposto: Flora brasileira
Quinta oficina: Diferentes olhares sobre um mesmo tema. – Objetivo: Analisar diferentes tipos de obra com um mesmo tema. Produzir imagens tridimensionais seguindo um tema proposto.
Pedi que cada um trouxesse algo que representasse O amor. Após conversa e texto produzido coletivamente sobre arte figurativa e arte abstrata cada dupla produziu uma escultura com o tema: Animais em extinção. O material utilizado foi uma mistura de jornal com cola (papietagem) ou retalhos de madeira.
Sexta oficina: Artista ambiental
Objetivo: Produzir uma releitura de uma escultura do artista Franz Krajceberg.
Em duplas os alunos realizaram uma pesquisa sobre o artista Franz Krajceberg. Os dados coletados foram socializados em sala de aula e viraram um painel. Então saímos a campo para buscar material para a confecção das esculturas naturais. Ainda em duplas os alunos produziram as imagens tridimensionais.
Sétima oficina: Tornando-se escultores –
Objetivo: Produzir uma escultura abstrata.
Cada aluno realizou uma pesquisa de imagens referentes a esculturas abstratas, alguns trouxeram livros, revistas outros imprimiram da internet. Com todas as imagens fizemos um grande painel que serviu como fonte de inspiração para as produções.
Pedi então que cada aluno, agora individualmente confeccionasse uma escultura abstrata usando sucata.
Quando a ultima oficina acabou tínhamos um acervo grande de trabalhos para a exposição. Com o auxilio da professora de português criamos cartazes para divulgar a mostra. Todos os cartazes foram produzidos na sala de informática e a impressão ficou por conta dos alunos. Cada cartaz além de divulgar a exposição passava uma mensagem de preservação do meio ambiente. Os cartazes foram fixados nos ônibus da linha municipal.
A preparação da mostra ficou por conta dos professores e de dois representantes de cada sala. A professora de ciência que trabalhou sobre o uso consciente de energia montou maquetes, o professor de matemática apresentou jogos confeccionados com material reutilizado e o professor de geografia preparou com os alunos uma apresentação de slides sobre o aquecimento global. Os trabalhos realizados nas aulas de arte foram divididos assim:
· Brasil Queimado – instalação com árvores de argila
· Madeira Viva – quadros com animais feitos com retalhos de madeira
· Embalagens Abstratas – esculturas com sucatas
· Bicho no Jornal – animais modelados com jornal e cola
· Arte na praia – Fotos de esculturas feitas na areia
Durante a mostra a professora de português preparou com os alunos apresentações teatrais, declamação de poemas, musicas e relatos. A secretaria enviou um representante do projeto "Reciclando a favor da vida” para conversar com a comunidade.
Avaliação
Durante todo projeto instiguei os alunos que buscassem materiais que tivessem algo relacionado com o tema proposto e todos conseguiram explorar e criar usando cada um dos materiais encontrados. Queria que todos conseguissem olhar uma obra classificá-la como abstrata ou realista e, além disso, fossem capazes de produzir obras abstratas, que conseguissem aceitar as esculturas que faziam com uma obra de arte. Que entendessem que a arte não é só aquilo que conseguimos entender e achar belo. E durante todo o processo avaliei como cada aluno ia conseguindo quebrar essas barreiras e crescer no seu processo criativo. Para muitos foi difícil se libertar do convencional do real, mas ai foi de suma importância a interferência do professor.
Acredito que o projeto conseguiu mudar o olhar de cada um deles, que agora sabem o que é arte tridimensional e acima de tudo apreciam e respeitam obras de arte.

3 comentários: