15 de fevereiro de 2013

Sentidos e sensações

Neste projeto ficará claro a maneira que acredito que a arte pode surgir como o agente articulador da aprendizagem.
 Arte e ciências integradas podem fazer o aluno entender com mais clareza e sentido social  um conteúdo presente na grade curricular desde a Educação infantil até o ensino fundamental II. 
Os sentidos, fala, audição  visão, tato e paladar ganham o concreto quando integrado as artes. O estudo ganha sentido e os alunos ganham em conhecimento.

O projeto teve inicio com a possibilidade que meus alunos do quinto ano tiveram de conhecer uma autora de livros infantis chamada Carla Caruso, que viria à Itanhaém para conversar com os leitores. CLICA AQUI PARA SABER O QUE ELA ACHOU DO ENCONTRO Recebi a sugestão de trabalhar com os alunos algum de seus livros para que eles não chegassem crus ao encontro com a escritora.
O livro que eu escolhi se chamava Almanaque dos sentidos e era um misto de livro de histórias narrativas, poesias, textos informativos e imagens sobre cada um dos cinco sentidos.
Resolvemos então fazer uma releitura do livro da Carla e criamos o nosso Sentidos e Sensações. 
Dividido em capítulos que através de uma técnica artística e um texto poético trabalhávamos o conteúdo de ciência que era proposto na apostila.
Por meio de oficinas o projeto ganhou forma. Sempre iniciavam com a narrativa que a autora escolheu para cada um dos sentidos, ora uma lenda, ora um causo. Em seguida cada uma das sensações do nosso corpo eram cientificamente estudadas, testadas e experimentadas através dos textos informativos.
Para finalizar apresentava aos alunos uma técnica que pudesse complementar de forma sensível e sensitiva cada um dos cinco sentidos.
Agora com vocês trechos do livro produzido pela turma.
Bjim
























ENCONTRO COM A AUTORA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ITANHAÉM






Nenhum comentário:

Postar um comentário