23 de maio de 2012

Danças Brasileiras

Realizei com os alunos do 9º ano uma oficina de produção de cartazes, para que eles conseguisse confeccionar cartazes seguindo as caracteristisca próprias deste portador textual.
O que é interessante no cartaz  é sua função social, seu destinátario e seu lugar, tudo bem definido, o que facilita a apropriação do conhecimento tecnico por parte do aluno. Aquela velha história de entender onde usar para facilitar a aprendizagem.



O trabalho com cartazes permite:


• trabalhar a função informativa e, em contraste, a função iniciativa da linguagem.


• ensinar a ser o mais profundo possível, economizando os termos empregados dado o tamanho do portador.


• saber escolher as palavras com as maiores conotações;


• ser capaz de hierarquizar as informações.




Naturalmente, também existem aprendizagens a serem feitas do ponto vista gráfico e plástico:


• utilização espacial de um suporte de formato grande;


• pesquisa de formas gráficas em tipografia;


• exploração de diversas técnicas de artes plásticas;


• articulação texto/imagem.


Existem vários tipos de cartazes. Nesta atividade trabalhamos com o cartaz informativo.







O tema escolhido foi Danças Brasileiras. Cada grupo ficou responsável pela pesquisa textual/imagem de um tipo de dança tipica do Brasil. Depois da pesquisa realizada propus que cada grupo produzisse um cartaz informando dados sobre a pesquisa realizada, e que pudesse ser colocado no pátio da escola. Daí a importancia de realizar um trabalho caprichado e bem estruturado.





Trouxe para sala alguns exemplos de cartazes informativos produzidos por agencias de publicidade e identificamos os elementos presentes em cada um deles e como poderíamos usá-los nos cartazes que seriam confeccionados pela turma.





Cada grupo teve que observar os itens abaixo:

- Escolha dos textos e imagens.
- Cor da base do cartaz.
- Escrita dos textos com letra de forma e à tinta.
- Ilustrações e acabamento.
- Cor  e forma das margens dos textos/imagens.
- Fonte das letras usada em títulos e subtítulos.
- Uso do espaço.








 A intervenção do professor deve acontecer inicialmente na analise dos cartazes profissionais, intervindo para que todos percebam os elementos básicos e suas funções. Durante a produção o professor deve percorrer o grupos relembrando  os itens observados anteriormente e como podem ser usados nos cartazes que estão sendo confeccionados. Finalizando cabe também ao docente intervir quanto a apresentação/acabamento do trabalho, fazendo os alunos aprimorar ao máximo suas produções, nem que isso leve algum tempo.

Depois de prontos realizamos uma análise com cada um dos cartazes e depois eles foram fixados no mural da escola.


2 comentários:

  1. preciso fazer um trabalho sobre as danças brasileiras.Sou aluna da turma 601/7º ano. Eu o que eu posso fazer para começar a fazer uma introdução? Em que eu consiga passar a ideia central do trabalho.

    ResponderExcluir
  2. eu amei esse site, e quero dizer que vocês estão de parabéns.

    ResponderExcluir