4 de setembro de 2009

Africanidades


PROJETO AFRICANIDADES E CULTURA CAIÇARA

META Fomentar o prazer e o empenho do fazer artístico, usando diferentes linguagens artísticas atendendo as preferências e competência dos próprios alunos.

Resgatar a cultura Afro-Brasileira e Caiçara de forma artística e pessoal quebrando pré-conceitos.

OBJETIVO Utilizar das diversas linguagens artísticas para desenvolver trabalhos com a Temática “Cultura Regional e Afro-brasileira”.

DURAÇÃO 3 meses

PRODUTO FINAL Peça Teatral, musicas, pinturas, fotografias, esculturas, vídeos, danças.

METODOLOGIA Apresentação do projeto para as classes de 7°serie e 8°serie. Formação dos grupos com no mínimo 3 alunos e no máximo 6.Cada grupo providenciou uma ficha contendo fotos, bem como nome e número dos integrantes.

Após da formação dos grupos iniciou-se uma sensibilização com o objetivo de colocar os alunos em contato com o tema do trabalho.

Para cada grupo foi pedido que este trouxesse para sala de aula todo o material (livros, revistas, fotos, jornais, etc.) que retratasse a Cultura Afro-brasileira para as 7°série e Cultura Regional (Caiçara) para as 8°séries.

Esse material foi apreciado e analisado pelos grupos, houve troca entre eles, finalizamos com uma conversa sobre os costumes que temos e que derivam da determinada cultura.

Num segundo momento coloquei para a apreciação dos alunos textos poéticos, letras e músicas sobre o tema proposto. Cada grupo produziu um poema ou uma música. Com todas as produções reunidas foi possível montar uma coletânea.

Após essa atividade trouxe para a sala um texto informativo sobre as religiões Afro brasileiras e um outro sobre a arquitetura caiçara, com ênfase nos prédios históricos.

Depois de feita a leitura e análise dos textos cada grupo realizou uma série de produções,tendo como base artista que já retrataram o assunto as sétimas com o tema: ORIXAS e as oitavas com o tema: PATRIMONIO HISTORICO DE ITANHAEM. Os trabalhos foram realizados com diversos materiais desde grafite ate colagem.

Esses trabalhos foram expostos dentro da sala de aula para a apreciação dos colegas.

Para finalizar o trabalho de sensibilização dos alunos, as sétimas series assistiram ao filme: QUASE DOIS IRMÃOS e as oitavas o filme: A INVENÇÃO DO BRASIL. Cada aluno produziu um relato sobre o filme com enfoque nas diferenças culturais.

MONTAGEM DO TRABALHO

Cada grupo escolheu uma linguagem artística de sua preferência para participar da I MOSTRA CULTURAL do DALVA DATTI, cujo tema foi AFRICANIDADES E CULTURAL CAIÇARA.

Cada grupo entregou um relato do que viria a ser a proposta de trabalho escolhida por eles, neste relato apareceria os custos, tempo e espaço para a apresentação e claro a idéia a ser transmitida.

Após análise e pesquisa houve uma devolutiva para os grupos, quanto aos artistas que deveriam ser pesquisados e conhecidos para um melhor aproveitamento do trabalho.

Agora cada grupo trabalhou de forma individualizada, já que muitos trabalhos tinham linguagens diferentes.

Os alunos passaram a trazer materiais para a confecção dos projetos. Houve muita pesquisa, experimentação, trocas, aprendizado.

Uma semana antes da data marcada para a Mostra Cultural, os alunos apresentaram em sala o produto final, para que pudéssemos catalogá-lo, ou como em alguns casos, remodelar.

No dia da Mostra (20/11/07) ansiedade, alegria, sensação de trabalho cumprido.

Cada grupo foi o responsável pela montagem do trabalho no espaço escolhido, transformando a escola numa verdadeira exposição com trabalhos desde a quadra até o banheiro.

As apresentações de música, e dança aconteceram na quadra, com a presença de todos os alunos e professores.

AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos foi feita a partir da observação do aproveitamento do aluno através do seu percurso ao longo do projeto, o seu posicionamento em relação a sua produção, a sua responsabilidade junto ao grupo, sua atitude de busca.

AVALIÇÃO DO PROJETO

O objetivo do projeto foi atingido os alunos usaram as mais diversas linguagens artísticas para falar de um tema, linguagens estas que foram de preferência dos próprios alunos, ou por que dominavam bem ou por simples vontade de experimentar.

Mas como educadora, sedente de transformação, a verdadeira missão que esse projeto cumpriu foi o esclarecimento, a aceitação, o uso da cultura Afro brasileira principalmente no que diz respeito às religiões.


COLAGENS (MÓBILES)
COLAGENS
CERÂMICAS
FOTOGRAFIAS
PINTURAS

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